AQUEDA DOS QUE DESAFIAM A DEUS

TEXTO:lªRs. 21:14-16

13 Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.

14 Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.

15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.

16 E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.

INTRODUÇÃO

Este fato ocorreu cerca de 899 a.C., quando o rei Acabe construiu o seu palácio na cidade de Jezreel ou Esdraelom, hoje conhecida como Zer‘în, para habitar com sua esposa pagã Jesabel, mulher que impulsionava seu marido a fazer o que era mal aos olhos do Senhor, mulher que mandou matar todos os profetas de Deus, perseguiu o profeta Elias após o mesmo ter invocado o nome do Senhor no monte Carrmelo contra os profetas de Baal.

O terceiro personagem neste fato. Nabote (que significa broto), homem israelita temente a Deus e cumpridor da lei. É sobre as ações que levaram este homem a morte que iremos falar.

Qual era as posse de Nabote?

Este havia recebido por herança uma vinha, um campo para plantações, e segundo as leis estabelecidas por Moisés em Lv(25:23-25) se caso Nabote fosse vender a vinha, apenas um de seus irmãos de sangue poderiam compar.

Mas, o rei Acabe não era seu irmão de sangue.

Hoje nós cumprimos o que nos manda o nosso Cristo Amarás o teu Deus acima de todas as coisas e o seu próximo como a ti mesmo.(Mc 12:30,31)

Acabe cobiça a vinha de Nabote

Sendo o rei Acabe possuidor de tudo que queria começou a cobiçar a vinha de Nabote fazendo-lhe propostas indecorosas como um campo melhor e até mesmo dinheiro.

Isto me faz lembrar a Cristo no cap.4 do Evangelho de Jesus segundo Mateus, onde o inimigo de nossas almas começa a oferecer ao nosso Mestre dádivas pela sua vinha.

Nos nossos dias não são diferentes, quantos pratos temos em nossa frente para serem trocados pelo que temos de mais precioso? Não troque sua vinha como fez Esaú que por um prato de lentilhas trocou a sua primogenitura.

Todos contra um homem reto perante Deus

Agora o rei Acabe chama reforços uma mulher má sem coração,usa de artifícios para caluniar um homem justo usa de uma autoridade que não era sua . Ela sabia que na lei deveria de se honrar a Deus e ao rei e que, se houvesse testemunhas de que ele transgredira a lei pela lei seria morto.

O inimigo de nossas almas sabe que se negarmos a Cristo, o nosso Salvador, então morreremos, por isso, ele usa de todos os meios para que o façamos. Temos como exempla Estevão um mártir da fé em

At cap 6.

Mesmo que as acusações sejam verdadeiras hoje temos um advogado junto ao Pai que intercede por nós. Cf 1ªJo 2:1.

A morte e a justiça

Nabote foi morto sua vinha tomada mas a justiça de Deus veio a tona. O profeta instruído por Deus prediz a morte de Acabe e de sua mulher cf lªRs21:19,23 e llªRs9:31-37.

Quando se toca em um dos da casa de Deus está desafiando a Deus. Ai daquele que tocar num ungido do Senhor.

Ai daqueles que tentam usurpar aqueles na qual deus escolheu.

Conclusão

Podem me tirar até mesmo a vida mas, a minha salvação não pode ser tirada. Deus protege os seus porque Cristo deu a vida pelos seus. E está neste momento pelejando contra todos aqueles que querem tomar a sua vinha.

Itamar Lopes.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Paz do Senhor. Gostaria de convidar a vc, dono deste blog e a todos os seus leitores a conhecerem o SMSBless.
http://www.smsbless.com.br

É um site evangelístico onde a pessoa cadastra seu número de celular e passa a receber versículos bíblicos gratuitamente via torpedo.

Temos sempre uma promoção onde os cadastrados concorrem a presentes.

Além disto, para quem tem um site ou blog cristão e adicionar nosso selo com link para o site, também concorre a prêmios.

Não deixe de participar e de divulgar nosso trabalho.

Jesus nos abençoe

Anônimo disse...

O seu Blog está de Parabéns!

abs!