A ORAÇÃO MAIS FAMOSA DO MUNDO, A MENOS COMPREENDIDA 1ªPARTE

piramides-egito-gize

TEXTO:Mt. 6:09-13

9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Introdução:

Esta é a oração mais famosa do mundo, ensinada a crianças na mais tenra idade, nas escolas, catequeses, igrejas e, em praticamente, quase todos os lugares, até mesmo aqueles que hoje se dizem ateus um dia já proferiram a oração do Pai nosso.

Mas será que todos aqueles que proferem esta oração sabem seu significado? Oque Cristo quer dizer? Como pode uma simples oração como esta tocar o coração de um Deus tão grande?

São estas e muitas outras perguntas que tentaremos responder em um simples debate. Iremos analisar versículo por versículo para podermos aplicar à nossa vida esta preciosa oração que move o mundo.

Fique atento e, peça a direção do nosso Deus para podermos aprender debaixo da potente mão de Deus e do esclarecimento de seu Santo Espírito.

1ª Parte

V.V.9 "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;"

Analisando este versículo o dividi em três partes A,B e C vamos ver cada uma delas separadamente e, formar um conceito sólido ao final de Cada versículo.

A) PORTANTO, VÓS ORAREIS ASSIM:

Aqui temos uma ordem de Jesus, este vós orareis (grifo nosso) está nos dando o sentido de que devemos orar.

Mas, o que é orar?

Segundo o dicionário Aurélio orar é pedir, suplicar, rogar. Mas, uma oração é muito mais que isso, orar é conversar com Deus, é o único meio de se comunicar com o Pai celestial.

Hoje, vivemos no mundo da tecnologia, já não se mandam mais cartas, manda-se e-mail, já não se vão às praças aos domingos à tarde para se fazerem amigos, vão para a lan-house acessar o Orkut e MSN, jogar on-line, já não se manda mais telegrama, se fala ao celular e, com a famosa 3G,( tecnologia de 3ª geração) se fazem do celular vídeo conferências. Não seria tão mais fácil usarmos qualquer um destes meios para falar com o Altíssimo?

Não! Ele prefere o velho hábito da oração, de se dobrar os joelhos e simplesmente conversar com o Todo- Poderoso. Ato que relaxa, desabafa o peito e nos leva a íntima comunhão com Deus.

Então a ordem do Mestre é orar, conversar com Deus de uma maneira simples mas poderosa já que a oração de um justo pode muito em seus efeitos, como está registrado em Tg. 5:16b.

” ... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”

B) PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS...

Esta parte é poderosíssima, veja bem, Jesus começa a conversar com Deus não o chamando de Criador, Todo-Poderoso, Rei- dos- reis ou Senhor dos senhores. Ele começa chamando a Deus de Pai.

Isto nos mostra qual tipo de relacionamento que Deus quer ter conosco. Sim, Ele quer ter um relacionamento de Pai para filho.

Mas, não como é nos dias de hoje, de maneira nenhuma.

Hoje os filhos já não conversam com os pais, já não tomam café da manhã juntos, já não saem mais juntos, os filhos já não confiam nos pais para abrirem seus corações e compartilharem de suas experiências, fracassos, medos e vitórias. São estranhos morando debaixo do mesmo teto, relacionamentos falidos em uma sociedade quase a beira de um colapso emocional e psicológico.

O relacionamento que Deus requer conosco é o mesmo relacionamento demonstrado por Jesus, de confiança, amor, igualdade e diálogo.

O Pai celestial não nos quer dar coisas ruins veja só o que diz a palavra de Deus em Mt 7:11 ”Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? “

Estão percebendo qual o relacionamento que o Pai quer ter conosco?

Deus é um Pai que está distante para não nos superproteger e também ao nosso lado para nos ouvir e nos aconselhar nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Mesmo que o mundo se esqueça de nós, até mesmo nossas mães Ele, o Pai celestial não se esquece.

“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti”. Is 49:15

Que promessa preciosa feita pelo nosso Pai celestial!

C) SANTIFICADO SEJA O TEU NOME;

A última parte deste versículo traz uma das coisas que Deus Pai requer de nós.

Há um ditado popular que diz que a única coisa que o pobre tem é o nome e, quando este está sujo, ele não tem absolutamente nada.

Imagine comigo se nós aqui na terra zelamos pelo nome nos dado pelos nossos pais quanto mais o Pai celestial zela pelo seu próprio nome.

Deus como Pai quer que seu nome seja honrado pelos seus filhos, quer que seus filhos o respeitem e defenda o sem nome em uma sociedade tão caótica em qual vivemos por isso nos aconselha a não tomarmos o nome Seu em vão. Veja Ex. 20:7

“Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.”

E ainda Dt. 5:11

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.”

Estão vendo o quanto Ele vela pelo seu nome? É obrigação nossa como filhos honrar e respeitar no nome de nosso Pai celestial.

CONCLUSÃO DO VERSÍCULO 9

Então, o que podemos concluir com tudo que vimos até aqui?

Não sei se vocês podem chegar à mesma conclusão que eu mas, vi um Pai amoroso que quer ter um diálogo aberto com seus filhos e ter o seu nome respeitado e honrado por eles. Resumindo este primeiro versículo desta tão singela, mas poderosa oração pude ver quão grande é o Pai que tenho e também minha responsabilidade como filho.

NO próximo post veremos o versículo 10 "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;"

                                                                         Amém.