OS CHAMADOS DA CRUZ

TEXTO: Jo 19:28-34 "Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água."

INTRODUÇÃO: Muitos fazem especulações sobre a morte de Cristo, alguns o acham apenas mais um revolucionário que morreu para se criar um novo governo, outros ainda o tem como um homem que como tantos outros apenas queria deixar seu nome na história.

Cristo, um líder, sem dúvidas mas, acima de tudo o próprio Deus despido de sua glória para dar ao homem uma chance de retomar a sua vida como imagem e semelhança de seu Criador. Tomar a vida eterna mais uma vez. E, para isto o homem deve ouvir os chamados da cruz.

1 CHAMADO PARA O ARREPENDIMENTO

O ladrão na cruz Lc 23:39-43

"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.  E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.  E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso."

Um homem que pouco esteve com Cristo, compartilhou com Ele apenas seus últimos instantes mas, o suficiente, para poder se arrepender de seus pecados reconhecer que Cristo é o Salvador.

2 CHAMADO PARA A REGENERAÇÃO

O que seria de nós se não fosse o sacrifício de Cristo? Como seria sua vida hoje sem Jesus?

Veja o que diz o profeta em Esta regeneração é mais que física fala de uma regeneração espiritual, de uma vida com Deus na terra até a vinda de Cristo.

Pedro Precisava da regeneração da cruz ao trair o seu Mestre. E veja o que acontece quando, quando Jesus interroga Pedro pelo seu amor à ele dá-se a real regeneração em sua vida. Leia por favor Jo 21:15-17 "E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

3 CHAMADO PARA SACIAR A SEDE

Jo 4:13-14 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

O mundo hoje tem sede! Esta não é apenas uma afirmação é um fato. Não estou falando de sede física embora em um pouco mais de tempo as guerras serão por água potável.

Estou falando de uma sede espiritual que leva o ser humano a procurar água nos mais diversos poços.

Enquanto ao atender o chamado da cruz este ser humano beberá da fonte da água da vida.

4 CHAMADO PARA A NOVA ALIANÇA

Quando aquele soldado crava uma lança no lado de Jesus, sai dEle sangue e água. Agora veja o que diz o salmista em uma profecia; Sl 22:14 “Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.

Esta profecia vem confirmar que o sangue de Cristo foi derramado por nós.

Ele mesmo disse que sEu sangue é a nova aliança de Deus para com os homens. Para que, assim o homem pudesse chegar e ter um livre acesso perante Deus.

5 CHAMADO PARA A VIDA ETERNA

Veja o que diz Hb 12:24 “E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

Quando Jesus participa da última ceia com os discípulos Ele declara: “Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” Está registrado em Lc 22:20

Testificando que seu sangue é o sacrifício vivo para que com Ele nós pudéssemos morar. Para que nossos pecados fossem apagados pelo sEu sangue

Para que assim pudéssemos ter a vida eterna na remissão de nossos pecados.

Leia Co 1:13-14 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

Esta é a nova aliança, vivermos com Ele e para Ele até que como prometeu, volte para nos levar e reinar com Ele para sempre.

CONCLUSÃO:

Meu amado irmão(a), entenda os chamados da cruz. Ouça os chamados da cruz. Viva estes chamados e pregue, fale de Jesus, do seu amor, de seu sacrifício vicário e assim cumpramos e vivamos o ide do nosso Mestre e também os chamados que nos fez quando pendurado no madeiro.

Amém

A RAZÃO QUE LEVOU DEUS CRIAR O HOMEM.

1172933083_f

Texto:Gn.1:27;2:7 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Introdução:

Toda humanidade sempre se perguntou por que Deus criou o homem. Sempre surgiram várias especulações sobre esta interrogativa mas, nenhuma delas supriu o necessidade de responder esta tão inquietante questão.

Psicólogos, filósofos, cientistas, tentam até o dia responder-nos esta pergunta que leva o homem a procurar as mais diversas religiões para responder seus conflitos interiores.

Um grande psicólogo, doutor e ateu de nossos tempos autor de várias obras sobre Jesus Cristo em um de seus livros Diz:

“O nada não pode gerar o existencial, somente a vida pode gerar o que se existe.

Deus não é uma hipótese de fé e sim, uma realidade científica. ”(Augusto Cury Os segredos do Pai-nosso Ed. Sextante).

E, a partir daí, ele deixa de ser um ateu convicto para estudar as razões na qual levou Deus a criar o homem. Sua conclusão é impressionante mas deixaremos esta conclusão para outra mensagem.

(Siddhartha Gautama), após completar seus 29 anos, abandona seu belo palácio para tentar descobrir a causa dos sofrimentos da vida levando-o a se isolar de tudo e todos intitulando a si mesmo de “O iluminado”. Mas morreu sem saber a razão na qual levou Deus a criar o homem por não crer em um Deus criador.

Um homem em nossa época, leva o mundo a uma guerra por pensar que seu povo era o único escolhido de Deus para habitar a terra matando cerca de 6 milhões de judeus no chamado holocausto. Hitler era seu nome na sua busca incessante pelo poder não se preocupa com o motivo na qual levou Deus a criar o homem. Comete suicídio em 1945 tirando o maior bem que poderia ter,sua própria vida.

Diante destes fatos pude notar que homem ainda não sabe a razão na qual levou o Supremo Ser, o Todo- poderoso, o Deus vivo a gerar o ápice de sua criação o homem. E, é sobre isto que vamos ver no decorrer desta mensagem.

1 por que o homem?

Deus poderia colocar qualquer criatura para dominar a terra talvez, um macaco, um leão, uma das grandes feras que andava sobre a terra. Mas não foi assim, Ele criou todos os seres viventes da terra com exceção homem apenas com instinto. Todos agem por este instinto de sobrevivência. Quando observamos a obra da criação veremos sempre Deus dizer a palavra “haja” leia o capítulo 1 de Gênesis e verás esta verdade.

Mas, o homem foi diferentemente criado, como vimos nos versículos que lemos, Ele não disse haja o homem e, sim, disse façamos o homem a nossa imagem e semelhança.

Aqui está a primeira verdade o homem foi escolhido para representar o Deus todo- poderoso na terra.

A sua imagem e semelhança, com sentimentos, com sensatez e moral tão elevada que levou a satanás querer destruir o ápice da criação de Deus por inveja e maldade.

2 o desprezo da vida

O homem cai em seu próprio entendimento e desejos, não ouvindo a voz de Deus.

Deus dando mais uma chance aos homens de assumir o seu lugar de origem no reino manda o dilúvio sobre a terra matando todos aqueles que não quiseram dar ouvidos a sua voz por intermédio de seu servo Noé. Gn cap 6,7,8 e 9.

Mas, mais uma vez a maldade impera no coração do homem e este volta a fazer mal ao s olhos do Senhor.

Vem Abraão saindo de sua parentela para poder cumprir uma ordem de Deus e fazer um povo que reconhecesse sua real vida na terra.

Veio Moisés, o libertador de Israel, dá ao povo as tábuas da Lei para que os mesmos aprendessem por que foram criados, alguns dão ouvidos outros não como se registra no livro de Êxodo.

Levanta-se Davi o homem segundo o coração de Deus. Mas este também cai e mesmo assim Deus ainda tem compaixão do homem.

Então surge a segunda verdade embora queira a vida, o homem sempre a desprezou. Isto ocorre desde a queda do homem no jardim quando o homem passa a ter uma natureza carnal e pecaminosa.

3 Jesus Cristo

Após um silencio entre Deus e o homem de aproximadamente 400 anos nasce a vida novamente. Jesus Cristo, Deus feito homem mais uma vez o homem feito a imagem se semelhança de Deus.

Em sua trajetória na terra Ele sempre pregou a salvação levando o homem a entender a real razão por que Deus nos criou.

Foi morto por ser homem a semelhança de Deus, foi morto porque o homem não aceitou e, até o dia de hoje não aceita ser a imagem de Deus.

4 A supremacia da vida

Quando Deus cria o homem Ele diz: “façamos o homem a nossa imagem e semelhança.”

Aqui me surge uma pergunta. Deus não é eterno? Sim Ele o é como está registrado em Dt 33:37 O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo sejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti, e diga: Destrói-o.” E ainda o texto de Sl 45:6

“O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o ceptro do teu reino é um ceptro de equidade.” E mais Rm 16:26 “Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações, para obediência da fé;”

Isto significa que o homem antes da queda tinha vida eterna, e esta vida é tirada pela desobediência do pecado que habita em nós.

Quem nunca chorou por um ente falecido? Quem nunca se levantou em uma manhã e se perguntou por estou aqui?

Questões como estas foram respondidas na cruz do calvário quando Cristo com seu sacrifício reestabelece a vida de do Homem com Deus. Hb 13:30 “Ora o Deus de paz, que, pelo sangue do concerto eterno, tornou a trazer dos mortos o nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,” e também Hb 9:14 “Quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo, imaculado, a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”

Viram o quanto a vida é importante para Deus?

5 Cristo veio para que tenhamos vida

Encontrei no novo testamento cerca de 225 referencias sobre a vida.

Veja o que diz Jo 1:14 ”Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;” Este texto se refere a Jesus Cristo.

Me lembro de uma mulher em um poço onde o nosso Cristo estava sentado à sua beira e Ele pede água a esta mulher. Mas ela era samaritana e não podia conversar com o judeu Jesus. O nosso Mestre fitando-a lhe diz que se ela bebesse da água que Ele a daria jamais teria sede. Leia Jo cap. 4 e vamos ver esta passagem da vida do Messias. Veja os versos 10 e 14 dizem assim: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” Estão vendo Jesus veio restaurar a razão na qual Deus criou o homem a vida eterna. Veja ainda o que diz Jo 7:38 “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

Isto é maravilhoso! Saber que fui criado para ter vida eterna nunca morrer e até a eternidade estar ao lado de Deus meu Senhor, Pai e Criador. Aleluia!!!

Esta palavra poderia salvar o mundo inteiro, veja o que diz o próprio Cristo em Jo 10:10-11 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Assim como um dia a morte entrou no mundo para destruir a criação de Deus, o próprio Cristo nos diz que veio para que nEle tenhamos a vida eterna. E mais, Cristo diz que dá a sua vida por nós e foi o que aconteceu na cruz do calvário.

6 A resposta da razão

Para podermos compreender melhor o que estamos falando e para finalizarmos, veja o que diz Ap 22:1 “ E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.” A vida procede do trono do Altíssimo. Não há como questionar Deus é o criador da vida.

E, a razão na qual levou Este Supremo Deus a criar o homem é o fato de Ele não ser egoísta! Isto mesmo. Deus criou o homem para dividir a vida eterna o bem mais precioso que o homem pode adquirir. E se não fosse assim seríamos apenas mais uma das criaturas de Deus na terra. Mas, quando diz façamos o homem a nossa imagem e semelhança Ele nos dá de seus sentimentos, de seu amor e da sua vida eterna.

Em Jo cap 14 Cristo diz para não nos preocuparmos, que Ele estava indo para os céus mas, voltaria para nos levar estar com Ele na glória, gozando de vida eterna tendo de volta tudo aquilo que um dia nos foi roubado no jardim do Éden. A nossa vida com Deus, a vida eterna e um corpo de glória. Transformados e arrebatados para estar junto ao rio da vida saciados com o pão vivo que é Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Aleluia!!!

Na volta de Cristo tudo acabará. Sim acabará para um novo começo eterno onde estaremos face a face com Deus tendo prazer e gozo de estar junto d’Aquele que nos deu vida eterna.

Para finalizarmos leia com atenção o que diz as escrituras sagradas em 1Co 3:18 “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

Teremos novamente a imagem de Deus! Teremos novamente pela transformação do Espírito Santo em nossas vidas a imagem imaculada d’Aquele que nos criou para a vida eterna.

É na vinda de Cristo todos nós estaremos com Ele e para Ele por toda eternidade então meu amado irmão não temas. Tudo aqui passará mas, o que Deus tem para nós nos céus isto permanece para a eternidade.

Conclusão

Não foi o homem criado para a morte embora esta tenha através do pecado de Adão entrado no mundo.

O homem foi criado para compartilhar com Deus a vida eterna, uma vida que nunca se acaba que nunca se passa diante de nossos olhos sem percebermos, uma vida, onde não haverá morte nem choro, nem tristezas nem doenças nem maldade entre nós, nem avareza, nem inveja, nem nenhuma outra coisa. Só a glória de Deus o louvor, a adoração e a vida eterna em Cristo Jesus que nos comprou com seu Precioso sangue na cruz do calvário.

Que nos abençoe Deus e que todos nós tenhamos a vida eterna em Cristo.

Amém.