Derrubando Gigantes

A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja sobre todos os santos e amados irmãos. Ao Senhor seja a glória o louvor e a adoração de eternidade em eternidade.
Hoje estarei ministrando na congregação em que sirvo ao Senhor. Deus tem falado ao meu coração a respeito deste assunto e, mais uma vez venho compartilhá-lo com os amados. Espero que as vossas almas seja alimentadas com o Senhor nos tem dado. E que, o meu pouco conhecimento não fique aquém do que esperado.

TEXTO: 1Sm 17:23-26,34-36,45-46
INTRODUÇÃO:
Este texto não traz apenas a batalha de Davi contra Golias, nem tão pouco somente a batalha de Israel contra os Filisteus. Traz uma batalha muito maior do que podemos imaginar. Traz à nos outros, a batalha do impossível que se torna possível.
Veremos como encarar os gigantes que nos cercam e como vencê-los.
1º APARECE O GIAGANTE DE GATE.
Quando Josué destrói a Jericó, ele não dizima todo o povo filisteu da face da terra, as cidades de Gaza, Gate e Ashdod e de onde veio Golias? Este "G" não nos é familiar? Veio de Gate, terra onde nasciam gigantes.
Um homem, homem não guerreiro de 2,90mts de altura com quase cem kilos de armaduras. Vem e a guerrear contra Israel.
Aprendemos aqui uma coisa, devemos conhecer os gigantes que nos cercam. Conhecê-los, não temê-los.
2º A visão de Israel, 17:11
Todo o Israel, inclusive aquele que o povo havia escolhido como Rei. O mais alto e formoso de todo o Israel, (os maiores batiam em seu ombro).
Todos somente viam o Golias que os amedrontava.
Onde está o seu foco? O que você?
A visão de Davi.
Embora Davi conhecesse seu oponente ele tinha uma maneira diferente de ver as coisas. Ele via o gigante mas via muito mais além.
Davi não via apenas um exército, ele via os exércitos do Deus vivo.
VV, 26,36,45,46,47
Davi não pensava no gigante Davi, pensava em Deus. Na glória de Deus que estava sendo insultada. Na liberdade de seu povo, no cumprimento das promessas de Deus.
Ex: Pedro quando prenderam a Jesus
4 As armaduras erradas, ou o jeitinho brasileiro.
Nos versos 38-40 o rei Saul dá a Davi a sua própria armadura para que ele fosse à batalha. Não deu certo pois esta armadura o deixou imóvel.
Assim são os conselhos mau dados, a língua mentirosa e os evangelhos falsos que ouvimos por aí...
Daví rejeita estas armaduras de falsa proteção e vai buscar as armaduras no arsenal do Senhor dos exércitos. Assim como nós devemos fazer. 5 pedras, 1 cajado, e uma funda(estilingue). Ef. Cap.6.
5 Os gritos do gigante.
Ouvimos os nossos gigantes gritar conosco todos os dias.
De manhã é o nosso primeiro pensamento.
À tarde, não nos deixa almoçar.
À noite, vem atormentar os nossos sonhos.
6 Ahora é agora.
Chegou a hora de enfrentar os seus gigantes. Estanmos lutando pela salvação de nossa alma, pelo reino de Deus, pelo nome do Senhor Jesus.
Coloque as seus olhos em Deus, como fez Davi no SL 121. (ler com a igreja)
Conclusão
Coloque os seus olhos em seus gigantes e você cai.
Coloque os olhos em Deus, e seus gigantes caem.
Itamar lopes