Um Estudo Sobre Louvor e Adoração

LOUVOR E ADORAÇÃO À LUZ DA BIBLIA
Por Itamar Lopes

INTRODUÇÃO

Não se pode falar em louvor e adoração sem defini-los ou ainda sem se saber o que é musica. Veremos aqui então como definir cada um destes itens para melhor compreensão da real função do ser humano que é louvar ao Senhor como esta registrado em Sl. 150.1-6.
Espero ainda que com este pequeno estudo à luz da palavra de Deus descubra o real louvor que existe em cada um de nós para se quebrar as mentiras e falsas doutrinas sobre o LOUVOR E ADORAÇÂO em que cada vez o inimigo de nossas almas tenta colocar em nosso meio confundindo até mesmo os escolhidos. (Mt. 24.24).
Então debaixo de muita oração e súplica ao Senhor vamos louvá-lo e adorá-lo em espírito e em verdade porque estes são os que irão louvá-lo e adorá-lo eternamente.

O QUE É MUSICA?

Do Gr. MOUSIKÉ, pelo lat. MUSICA, ou ainda arte das musas.
Arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido.
É a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som.
A música hoje esta presente em todos os lugares, nas tv’s, nos rádios, consultórios médicos, nas ruas, etc.
De modo geral podemos classificar a musica de duas formas:
· MUSICA BOA: Aquela que não fere os ouvidos e os sentimentos das pessoas que as ouve.
· MUSICA RUIM: Ao contrário do outro tipo de musica esta fere aos ouvidos e conseqüentemente os sentimentos das pessoas que a tentam escutar.

O SURGIMENTO DOS INSTRUMENTOS

Os instrumentos começaram a parecer ainda nos tempos remotos do pai Adão com a família de Lameque como esta registrado em Gn. 4.19-22.
Alguns atribuem a origem da descoberta dos sons a Pitágoras que ainda em uma loja de oléico casualmente bateu com uma varinha em algumas vasilhas e estas soaram de diferentes modos aos ouvidos. (Laborde, Essai sur La musique ancienne et moderne, 1780, in Guy Bernard, L’arte de La musique. Paris , Seghers, 1961, PP. 37-38.).

LOUVOR

A palavra louvor aparece aproximadamente 131x na bíblia.
Agora que já sabemos o que é musica, podemos definir o que realmente é louvor.
Pelo dicionário Aurélio encontramos a seguinte definição: Do arc. Loor loar, “louvar”.: Elogio, gabo, encômio, glorificação, exaltação.
Mas, de acordo com a bíblia, o louvor esta associado com a idéia de agradecimento, valorização, glorificação, exaltação, por aquilo que Deus fez (fez, fará) em nossa vida ou na dos outros. (Sl. 145.4; Sl.147.12-13; Is. 25.01; Lc. 19.37), ou seja, nós louvamos a Deus por Suas obras, bênçãos, curas, livramentos, perdão, graça, amor, misericórdia, cuidado, etc. O louvor esta sempre associado a uma ação de Deus. Deus age, agiu, agirá e seu povo o louva (agradece, exalta, elogia, etc.). Contudo, o motivo principal do louvor é a salvação em Cristo. Nosso louvor é centralizado em Cristo. Nossas canções são centralizadas em Cristo, sobre Ele e para Ele. Jesus é a razão do nosso louvor.
Me sinto honrado em colocar aqui uma definição para louvor de um de nossos alunos de musica.
“O louvor é uma forma de demonstrarmos nosso sentimentos para com Deus, é como uma oração, se cantada de todo o coração e, também através dele demonstrarmos nosso estado emocional.
Com isto, eu aprendi que, o louvor não importa a forma, mas tem que ser feito com toda sinceridade, de todo o coração, com todas as forças seja na alegria ou na tristeza.”
Dissemos anteriormente que a musica expressa os diversos afetos de nossa alma mediante o som, o louvor não precisa ser uma musica, o seu andar, falar, pensar, vestir, suas ações, seu testemunho, tudo em nós deve ser um louvor ao Senhor pois, tudo foi feito para gloria de seu nome. (Ap. 4.11).

O testemunho como louvor

2° Rs 4.8-37
Vimos aqui que Elizeu andava e dava testemunho de Deus por onde passava e, sua vida louva de maneira tremenda o nosso Deus que o mundo reconheceu.
Quando nosso testemunho é louvor a Deus todos reconhecem a sua santidade.

Nossas ofertas como louvor.

Mc. 12.41-44
Nesta passagem temos aqui varias pessoas ofertando ao Senhor com suas ofertas mas de nenhuma delas o fez como deveria ser feito, o louvor tem que ser de coração desprendido das coisas materiais e pensando apenas nos céus.

A musica como louvor

Vivemos em tempos onde tem se uma carga de “louvores”. Mas será que são realmente louvores ao Todo-Poderoso?
Cada dia mais grupos, conjuntos, comunidades, duplas e muitos outros cantores estão surgindo.
Pessoas famosas que se “convertem a Cristo e tentam fazer sucesso com musicas voltadas para o povo de Deus.”
Mas um conselho bíblico não somente sobre louvor, mas também em todas as áreas das nossas vidas, 1°Co. 6.12; 10.23, devemos analisar cuidadosamente os louvores que colocamos em nossos conjuntos para louvarmos ao Todo-Poderoso, para não corrermos o risco de não ser um perfeito louvor e não tocar o coração dos pecadores que os ouvem.
O louvor ainda deve e tem que ter unção, hoje quando muitas pessoas louvam a igreja não glorifica é como se aquele que o faz esta cantando alguma musica qualquer. Vamos analisar juntos um louvor ungido e outro não.
Iremos começar primeiro pelo não ungido, pode ser aquele que muitos fazem para se gloriarem por cantarem ou tocarem bem, por ter mais dinheiro ou por ter uma posição social, um conselho temos
2°Co. 10.18, onde o apostolo diz que tudo que fizermos devemos nos gloriar no Senhor.
Outro exemplo, há logo no inicio de Gn. 4.4-7, onde Caim leva uma oferta ao Senhor e é rejeitado, o nosso Deus é tão misericordioso que ainda aconselha a andar bem e assim seria reconhecido o seu louvor.
Ainda assim temos o exemplo do rei Belsazar nos tempos do profeta Daniel que tirou os utensílios do templo para dar uma festa em seu próprio louvor, Dn. 5.1-31 (frisar vv23). Deus não se deixa escarnecer.
Agora falaremos um pouco sobre louvor ungido, um exemplo claro deste louvor temos a Davi quando o rei Saul era atormentado por espíritos maus ele tocava sua harpa e aqueles espíritos se retiravam de Saul. 1Sm. 16.23.
O louvor ungido é perfeito, a bíblia nos diz que devemos louvar ao Senhor como as criancinhas porque delas sai o perfeito louvor. Mt. 21.16.

PORQUE DEVEMOS LOUVAR AO SENHOR?

· Porque fomos criados para adorar a Deus. Pv. 27.21
· O louvor pertence a Deus. Is. 42.8; 43.21.
· É obrigação de todo homem pensar somente no louvor. Fp. 4.8

COM QUAL RITMO DEVEMOS LOUVAR AO SENHOR?

A bíblia define um ritmo para louvar ao Senhor mas sim no Sl. 150.1-6 nos incentiva a louvar ao Senhor em todo o tempo e com todos os instrumentos.
Os ritmos de louvor dependem muito da região por exemplo:
· Nos EUA o ritmo dominante é o JAZZ, o BLUES, musicas como: OH HAPPY DAY, cantores como KIRK FRANKLIN, MARY MARY, MICHAEL W. SHIMIT nos seus estilos de musica gospel.
· Na África o que domina são as musicas com muita percussão, tambores, pandeiros, birimbais, etc.
· No Brasil, o que diz respeito ao louvor é muito complicado pois somos a mistura de muitos povos e raças, franceses, africanos, portugueses, em fim, no Brasil tem estilos de toda parte do mundo.
O que domina em nosso meio são os hinos de comunidades como Diante do Trono, Nilópolis, Sara Nossa Terra, e outras. Uma mistura de JAZZ, POP ROCK, o próprio ROCK (que muitos dizem que é do inimigo mas não se tem nenhuma prova disso), o ritmo de musica lenta como o de OZEIAS de PAULA, VANILDA de PAULA, VICTORINO SILVA, ELIAS SILVA, CRISTINA MEL, e outros.
O ritmo como foi dito, vai variar de acordo com a região, se esta no norte do Brasil um FORRÓ cai bem e uma guitarra não vai fazer sucesso, na região Sudeste, ai vem de tudo, BAIÃO, POP ROCK, ROCK, JAZZ, FORRÓ, musica lenta e todos os ritmos possíveis, não se esquecendo do REGAE que é um louvor derivado de nossos ermanos latinos.
A musica (louvor), manifesta os diversos afetos de nossa alma mediante o som. Com isso, concluímos que o ritmo do louvor vai depender muito do estado emocional, espiritual e regional.
Mas, aqui vai um ponto de vista meu não há hinos como da Harpa Cristã e do Cantor Cristão para tocar o pecador seja executado em qualquer ritmo que possa existir.
E, ainda a bíblia nos exorta a fazer tudo com ordem e decência. 1Co. 14.40.
Louvor é o único ministério que vai durar eternamente.

ADORAÇÃO

Já que agora definimos o que é louvor podemos ver o que realmente é adoração.
O dicionário Aurélio define como:
· (Do lat. ADORARE.) Render culto a (divindade), reverenciar, venerar, amar extremosamente, cultuar, prestar culto de adoração.
Enquanto louvar é reder graças por tudo que Deus faz em nossa vidas, adorar é bendizer ao Senhor por tudo que Ele é sem olhar os seus efeitos, bênçãos derramadas, pela sua grandeza, seu poder, simplesmente porque Ele é Deus.
A definição para adoração segundo a bíblia dá o sentido básico de “serviço”. As palavras BHÔDHÂ (hebraico) e LATREIA (grego) nos dá essa definição.
Adorar a Deus, leva a adoração a seis limites extremos, pois a verdadeira adoração cristã nos conclama a declarar a superioridade absoluta de Deus.
Um dos episódios de adoração mais claros presentes na bíblia é registrado em Ap. 5.11-12, em que João vê uma cena que descreve a adoração eterna de Cristo no céu. Resumindo, adoração é um mistério.
Vejamos o que diz o professor de teologia e cultura do Wheaton College, autoridade do movimento de renovação da adoração na America do Norte. “Adoração é um encontro pessoal com Deus na qual glorificamos e cantamos ao Senhor por Sua pessoa (...). Adoramos a Deus simplesmente porque Ele é Deus.
Robert E. Webber.

ADORAÇÃO SEGUNDO A BIBLIA

A bíblia é regra de fé para nós cristãos, então devemos buscar nela todas as respostas para adoração.
A adoração exige pessoas especificas para estarem na frente desse trabalho, pessoas consagradas, que estejam cientes do que realmente é adorar ao Senhor.. 1Cor. 23.26
O maior livro de adoração que temos em nossa bíblia é o livro de Salmos- poesia hebraica musicada.
Cantam sobre:
Os poderosos feitos de Deus (Sl. 78, 105, 106); a realeza de Deus (Sl. 93, 95, 97, 99); a criação de Deus (Sl. 8, 19, 33); louvor e ações de graças (Sl. 30, 100, 103); confiança (Sl. 23, 27, 46); sabedoria (Sl. 1, 41, 49); lamento e tristeza (Sl. 42, 43, 69, 80) e os reis de Israel (Sl. 2, 45, 72).
Mas, como dissemos, para se adorar ao Senhor deve-se estar com a vida totalmente no alta, por esse motivo, muitas das vezes Deus através dos profetas exorta ao seu povo para que fizesse um concerto com o senhor para assim prestar adoração a Ele. Leiamos Is. 1.11-17 e Am. 5.21-24 onde encontramos exemplos claros onde Deus nos dá uma lição de como devemos estar quando o adoremos e, ainda em Jo. 4.24 nos confirmam estas verdades.

FORMAS DE ADORAÇÃO

Veremos agora algumas formas de adoração ao grande Deus:
· Por meio da oração (At. 2.42)
· Do canto (Cl. 3.16)
· Da leitura, pregação e ensino das escrituras (1Tm.4.13)
· Das ofertas (1Co.16.2)
· Da celebração da Ceia do Senhor (1Co.11.17-34)

Podemos ainda destacar com base no que vimos acima cinco pontos importantes:
1. O propósito da adoração era, é e sempre será glorificar ao Deus Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Em outras palavras celebra a Deus a dignidade suprema do criador na pessoa bendita de Jesus Cristo.
2. Todas as manifestações de adoração, tem como centro a Jesus Cristo.
3. Toda adoração é inspirada pelo Espírito Santo. O PARAKLETOS (conselheiro, advogado, aquele que veio para ajudar). Jo. 14.16,26.
4. O resultado da adoração era a edificação da igreja, o povo de Deus. At.2.42 e Ef.5.19. A adoração é um alimento que nutre a comunhão dos cristãos.
5. A participação da congregação é fundamental na adoração. Todo o povo de Deus sempre foi admoestado a cantar, orar, falar uns com os outros e tomar parte na Ceia do Senhor. Portanto todos que vinham adorar participavam ativamente.
Então fica obvio que a adoração deve ser prioridade para a igreja.
O Espirito sempre nos chamou para adoração não importando a admoestação. Sl.100.4 e Hb.10.25.

CONCLUSÃO

A igreja do Senhor esta na terra com duas finalidades distintas, a de louvar adorando ao Senhor e pregar o evangelho até que Ele venha, para subirmos aos Céus, onde então, não haverão mais estudos, orações, pedidos a serem feitos e nem morte, nem dor, onde os únicos ministérios a permanecerem serão o louvor e a adoração. Ap.19.5-7.

Por:
Itamar Lopes,
Músico e Cooperador.

8 comentários:

Anônimo disse...

oi paz do senhor hoje faço parte do ministerio de louvor daminha igreja e estava me sentido vazia sem proposito de ir a igreja acho q o meu proposito era so cantar mas acabei de ler este estudo e fui renovada agora vou para o culto louvar e adorar ao meu papai celeste porque acima de tudo e antes de tudo ele é Deus e sempre sera eu amo a este senhor e sempre o amarei obrigada !

Unknown disse...

sou da ass. de Deus Madureira temos um culto de de louvor e adaraçao dia 28/08/09 e este estudo abriu a minha mente sobre o assunto

dc luis patricio

Unknown disse...

A Paz do Senhor abençoado!!!! Mto esclarecedor seu estudo.... Q o Senhor continue sempre usando sua vida para edificação daqueles q buscam o Senhor..... Sou Pastor e gosto sempre de buscar conhecimentos de Deus para a igreja, e louvado seja o Senhor pela tua vida meu irmão... A Paz do Senhor.....

pregador fogo puro disse...

Olá a paz do Senhor Jesus Cristo, sou lider do ministério de louvor da minha igreja e estamos vivendo um momento dificil mais ao ler este breve estudo por sinal muito bem feito,eu pude ver o que Deus quer fazer no meio do ministério de louvor da minha igreja.

Anônimo disse...

Que a Paz do Senhor esteja contigo meu Irmão, muito me ajudou este pequeno estudo...

Heavy Metal Download disse...

Nossa Muito Bom Estudo Eu Aprendi Muitas coisas Graças a Deus!!

Obrigado Autor do Blog por Este Ensino é sempre bom saber das coisas de Deus e que é bom Louvar somente ao Deus Triuno e Salvador de nossas vidas!

A todos a Paz do Senhor Jesus!

Marion disse...

Irmão posso retirar este estudo e colocar no meu blog estarei citando a fonte.
impactou minha vida obrigado Deus abençoe.

Anônimo disse...

OLÁ MEU IRMÃO, A GRAÇA E A PAZ SEJA CINTIGO!
ESSE ESTUDO ME DEU UMA ORIENTAÇÃO SOBRE LOUVOR E ADORAÇÃO QUE MUITO ME AJUDARÁ NOS MOMENTO DE CULTO AO SENHOR.
FICA NA PAZ.