A ORAÇÃO MAIS FAMOSA DO MUNDO, A MENOS COPREENDIDA PARTE FINAL

clip_image002

Mt6:13b “...porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”

A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que deu a sua vida por nós outros para que com Ele reinássemos eternamente. Amém

É com grande gozo em minha alma que chego ao final deste estudo. Sei que foi demorado, e que, algumas partes deste estudo quase não saíram. Porém, com a graça bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo chegamos até este momento.

Na parte anterior vimos a parte “a” do vv13, hoje veremos a parte “b”. Tem um propósito especial para dividirmos este verso em duas partes. A primeira, falamos sobre o nosso Deus nos livrando do mal e fazendo com que nós fujamos das tentações.

Agora, perceberemos que o final da oração modelo de Jesus, estaremos glorificando ao Senhor, e reconhecendo que Ele é o Soberano.

“...Porque teu é o reino,”

Diversas vezes vimos Cristo falar esta frase “o reino de meu Pai” nesta mesma oração no VV10 Cristo declara que o reino é de Deus, veja também Mt6:33, mais uma vez Ele diz que o reino é de Deus. Tudo é dEle e para Ele como esta escrito em cl 1:16-17. Mas o que me chama a atenção aqui é que Deus faz conhecido o seu reino aos homens através de Cristo. Leia ainda Mt13:11. Percebeu? Jesus falou isto com seus discípulos. E eles conheceram o reino de Deus.

UM dos mártires da fé cristã, o diácono Estevão ao ser apedrejado, descreve o que ele viu do reino de Deus . Leia AT7:54-60

Que visão maravilhosa! Ele viu o trono de Deus, Cristo à destra do Pai.

No livro de Apocalipse, Jesus dá a João a visão do reino no cap. 21 e 22, leia, este reino é seu é por isto que você e eu estamos lutando.

O reino de Deus é um reino de amor benignidade, justiça, vida abundante, lá não haverá choro, nem morte, nem dor, lá só haverá a glória de Deus, e um povo que Ele salvou através do sangue de Jesus. Aleluia.

Este reino é o reino que pregamos ao pecador, não é desejo de Deus que alguém se perca e, não possa entrar em seu reino. Mt 18:14; 2°pe 3:09.

“...E o poder” O poder é do Senhor! Posso afirmar isto com toda certeza de meu coração.

Veja o que Cristo diz em sua ascensão aos céus:

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” Mt28:18

Não há outro que tenha o poder como Jesus.

Vou lhes lembrar um fato da nossa história de um homem que pensou ser maior que Deus. Este homem tinha a maioria dos brasileiros ao seu favor. Ele, iria implantar a democracia do voto em nosso país. E o que aconteceu com ele?

Em um de seus discursos disse que nem Deus, poderia impedi-lo de sentar-se na cadeira do presidente. E no dia de sua posse se não me falha a memória, morre de um mal até hoje desconhecido pelo homem. A imprensa disse que foi um enfarto fulminante, mas o que o matou de verdade foi o poder de Deus que não deixa se escarnecer. Gl 6:7.

Este homem se chamou Tancredo Neves. Desafiou o poder de Deus e acabou morto em SUS pecados. Veja o que diz Jo10:18. É dEle o poder e não há homem no mundo e nem outro ser que seja tão poderoso quanto o Senhor. E, por isto podemos descansar à sua sombra. Sl 91:1

“...E a glória para todo o sempre.”

Que a glória é de Deus, não há o que discutir. Porém, há ainda aqueles que querem destituí-lo desta glória, ou roubá-la para si mesmos. No Salmos de n°4 e verso 2 diz: “...Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.)”

E isto se cumpriu nos dias dos apóstolos e se cumpre nos dias de hoje. Invertendo-se os valores morais de toda e qualquer sociedade, os valores morais que o próprio Deus criou com sua e para sua glória. Por isto Deus entregou o homem às suas próprias paixões como nos relata em Rm 1:26. Mas a glória pertence ao Senhor e somente a Ele devemos render glórias!

Mesmo a idolatria tida por muitos e muitos no mundo inteiro não podem ser maiores que Deus. Então, não poderia eu deixar de pedir-lhes que leiamos o Salmo 115, mais uma vez temos nas sagradas escrituras a prova irrefutável que, a glória pertence a Deus.

Por isto meus amados leitores, não vamos nos encaixar no que disse o nosso Jesus em Jo12:43. Vamos sim amar mais a glória de Deus do que a glória maldita dos homens.

Ainda sim, se cremos que esta glória é dEle, Ele mesmo nos mostrará a sua glória, manifesta nas curas incompreendidas pelos médicos, nos livramentos de morte dados em todos os momentos, no partir do pão, na inexplicável transformação de um homem perdido e miserável, homicida, mentiroso, caluniador, e tudo que não agradava a Deus para se tornar o templo do Espírito Santo de Deus. Nem a ciência, nem ninguém, a não ser aqueles que temem a Deus podem sentir esta glória. (ALELUIA!!!)

Outro sim, esta glória um dia estaremos de uma vez por todas participantes dela quando Jesus Cristo em sua glória vier sobre as nuvens e arrebatar a sua igreja. Então estaremos nas mansões celestiais cheios da glória de Deus. Ap 21:23

Por fim meus amados e queridos leitores, demos glórias ao Senhor que nos formou e nos gerou para sua maravilhosa luz.

O brigado por acompanhar este pequeno estudo, e que esta palavra possa estar firme em seu coração dando frutos ao Senhor.

Por ultimo lhes peço, leiam o Salmos de n° 136 e meditem na glória de Deus.

Itamar Lopes

Assim seja.

A ORAÇÃO MAIS FAMOSA DO MUNDO, A MENOS COMPREENDIDA 5º PARTE

clip_image002

Mt. 6:13 “Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal.”

A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o qual deu a sua vida por nós outros, para que, com Ele pudéssemos reinar eternamente.

É com muita alegria que venho mais uma vez usar este espaço para proclamar a palavra de Deus.

Há quase um ano começasmos este estudo sobre a aração modelo de Cristo e, já estamos quase no fim.

Hoje falaremos sobre o vv13, pude debaixo da unção e direção do Espírito Santo, tirar grandes lições.

Então, sem mais demoras vamos viajar nas páginas de bíblia sagrada e alimentarmo-nos.

Podemos começar dizendo que Cristo não disse em toda a extenção da bíblia sagrada que não passaríamos dificuldades, ou não seriamos provados, ou ainda, nunhum mal viria sabre nós. Se Ele houvesse mensionado isto, todas as igrejas estariam lotadas, os templos seriam duas vezes maior que os estádios de futebol, não haveriam divisões e contendas entre irmãos, nehuma outra religião, nehuma restrição contra o evangélio.

Ele não disse isto, mas pediu sim, a proteção do Pai celeste para que não caísse em tentação e o livrasse do mal.

Mas o que é tentação? O que é ser tentado?

Vamos definir esta palavra que se não bem vigiada derruba até mesmo os mais usados e santos homens de Deus nesta terra.

Tentação, segundo o dicionário significa:

Desejo imperioso, atração pelo proibído, censurável.

Meu Deus! A bíblia nos diz que todos nós pecamos, (Rm 3:23). Nós, fomos gerados em pecados e por isto, temos um desejo imperioso,(muita das veses maior que nossa vontade de servir a Deus.),de termos e executarmos tudo aquilo que Deus tem como pecado.

Para nos dar um exemplo bem claro, tomaremos uma criança. Sim, uma criança tenra e inocente.

Quantos de nós quando crianças, gostávamos de doces e balas, ficando até mesmos bem inquietos ao entrar em um supermercado?

Me lembro de uma dessas crianças fazendo compra com seus pais, ao passar em frente a seção de doces e biscoitos importunava seus pais para lhe comprar um saquinho de balas carameladas. A resposta de seus amados pais era sempre a mesma, não. Aparentemente aquela meiga criança, mesmo demonstrando tamanha vontade de ter o seu pedido atendido ficou quieta por alguns instantes. Seus pais ao pararem no açougue, perceberam que seu filho não estava com eles, e saindo para procurá-lo, onde o encontraram? Ele não resistiu à tentação, não resistiu ao seu desejo imperioso de se deliciar com aquelas balas.

Agora amados, se uma criança foi sujeita a cair em tentação por causa de um simples saquinho de balas, quanto mais nós homens e mulheres, jovens e adolescentes, que temos uma mente já consciente e formada nos conceitos do que é certo e errado.

Somos tentados todos os dias.

Quantos de nós mesmo sabendo que é errada alguma situação que vivemos, procuramos estar perto da tentação? E, porque não dizer, corremos atrás da mesma?

Situações que poderiam ser evitadas apenas seguindo o conselho do Mestre: “ Vigiai e orai para que não caias em tentação.” Mt 26:41

Leia o relato de Mt 26:14-16, um exemplo claro de um cidadão que foi ao encontro da tentação. Se analisarmos o texto, perceberemos que não foram os sacerdotes que foram procurar Judas, mas sim, Judas os procurou, entregando-se à tentação de obter dinheiro vendendo sangue inocente.

O que ele esperava? Que quando pedisse o dinheiro eles diriam não? Não eram estes mesmos sacerdotes que procuravam ocasião para matar a Jesus nazareno?

Veja bem, se nós formos a um show mundano, onde há bebidas, homens e mulheres beijando-se e, até mesmo, tendo relações em público, usando drogas, também não acabaríamos como Judas cedendo e caindo na tentação de praticar as mesmas coisas?

Lógico que sim. Assim como ele estaríamos dizendo às tentações estamos aqui, faça de nós o que quiser.

Ou ainda, permita-me citar mais um exemplo, quando estamos navegando nas páginas da internet, e aí nos lembramos de um endereço de um site promíscuo que um colega no trabalho, na escola, na lan house, ou até mesmo na igreja comentou, e acessamos esta página não estamos correndo para os braços da tentação e conseqüentemente do pecado?

Como se registra no capítulo 6 de provérbios, mais preciso Pv6: 16-19 uma das coisas que o Senhor odeia são os pés que se apressam a correr para o mal.

O segredo é sim correr, mas não para cima da tentação mas, para longe dela. Assim como fez José na casa de Potifar, assim como Daniel ao recusar se alimentar com os manjares do rei.

Outro sim,esta mesma tentação pode ainda ser causada por uma situação adversa ou por um agente exterior. O capítulo 4 de Mateus nos mostra isto. O inimigo de nossas almas, sabendo que Cristo estava na condição de homem, o tentou por várias vezes, mas Jesus, fazendo uso da palavra de autoridade de Deus, fugiu da tentação e resistiu ao diabo! (Oh, aleluia!)

A palavra de Deus é a nossa porta de escape quando tentados somos.

O rei Davi diz no Sl119: 11, “ Escondi tua palavra em meu coração para não pecar contra Ti.”

Só se pode fugir da tentação se estivermos com a palavra de Deus escritas na carne de nossos corações. Lembre-se que Cristo em tudo foi tentado, (algumas traduções traz o termo provado), Hb4:15 porém Ele não pecou.

Enquanto vivermos neste mundo de horror, seremos tentados continuamente onde nós estivermos. Mas, lembre-se que a nossa luta não é contra carne ou sangue, é uma luta espiritual. Ef6:12, e só se pode vencer se vestirmos a armadura de Deus. Ef6:11,13-17.

Há! Cristo ainda diz nesta oração “Mas livra-nos do mal.” Mt6:13b =.

Não é você ou eu que vamos nos livrar do mal, mas o nosso Pai celestial, o próprio Deus. E aí me lembro que desde a eternidade Deus não perdeu nenhuma guerra!

Quando estamos firmes em Deus, no centro de sua vontade, o mal pode até nos cercar. Mas, quando vê a glória de Deus, ele foge em disparada e não tem poder contar os filhos de Deus e sua igreja. Sim, é verdade. Veja bem, em toda história de Israel quando o mal os cercava, eles clamavam a Deus e eram cobertos pela mão do Altíssimo, descia pão dos céus, as águas se abriam, muros caíam exércitos eram dizimados pelos anjos do Senhor, leões perdiam a fome, ressurreição acontecia, nossa, é tanta coisa que não dá nem pra mencionar!

Quando se esta firme em Deus, 1000 caem à nossa direita, 10.000 à nossa esquerda, e nós, nós meus amados não somos abalados! É esta uma das promessas contidas no Sl 91.

Mas, para que todas estas bênçãos e livramentos estejam sobre as nossas vidas, devemos eu e você devemos viver o que está registrado em Tg 4:7-9

” 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.“

Aí sim estaremos firmes em Deus e resistiremos ao inimigo, e ele fugirá da nossa presença pra a glória de Deus Pai que habita em nossa vida.