ESTÁ CONSUMADO

1172933083_fa

 

TEXTO: Jo 19:28-30

28 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.

29 Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca.

30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Introdução:

Todos conhecem a história de Jesus, segundo a bíblia sagrada, o próprio filho de Deus que andou como homem sobre a face da terra proclamando um reino totalmente diferente, de tudo que se já conhecia e se conhece.

Mesmo quando Ele era humilhado, pregava perdão, quando era desprezado, pregava o amor ao seu semelhante, quando perseguido, pregava a unidade e a fé.

Mas por quê? Para quê mostrar às pessoas e ao mundo que há uma saída?

Que amor é este? E, realmente quem é Jesus???

Você alguma vez já se fez estas perguntas. Hoje te digopara não se preocupar. Você não está só. Neste momento terás as respostas que afligem o seu coração.

Talvez uma das perguntas mais óbvias que já fizera é:

Por que há tanta gente que fala sobre esse Jesus? Hoje te damos esta e muitas outras respostas que mudarão sua vida se você permitir.

Todos conhecem a história deste homem fantástico, filósofos, cientistas, psicólogos tomam como base de seus estudos e livros a história de Jesus.

Porém, não quero agora falar-lhes sobre a história de Jesus. E sim, apresentar-lhes o Jesus da história e tudo que Ele fez ao proferir a frase que marcou toda a humanidade por toda sua existência!

Como está registrado em Genesis no cap. 1 verso 26 nós homens e mulheres, fomos formados pelas próprias mãos de Deus. E ainda mais a sua própria imagem e semelhança.

Não uma imagem ou semelhança em aparência física, mas sim, na inocência, no amor, na simplicidade, formados por um caráter tal, que seria irrepreensível para qualquer tribunal.

Portanto, temos uma das mais célebres verdades contidas aqui. Não somos frutos do acaso, somos criados por Deus e para Deus.

Porém assim como o Deus que nos criou, temos o direito de escolha, e fazendo valer este direito, no cap. 3 de Genesis no verso 6, nós escolhemos rejeitar o nosso Criador, Pai, Senhor e nosso Deus.

Veja o que a bíblia diz em Romanos no capítulo 5 e verso 12:

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

E ainda veja o que diz o salmista Davi em um de seus salmos de nº 51 no verso 5:

“...Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe...”

Então no momento em que o primeiro homem chamado de Adão, desobedece ao próprio Deus, ele estava representando a humanidade inteira. E isto conhecemos como pecado desobedecer a Deus e seus mandamentos.

Daquele momento em diante, toda a humanidade foi feita pecadora diante de Deus. E como conseqüência, fomos lançados fora de sua presença, privados de sua companhia, pois não havia na terra nenhum justo se quer.

Uma prova disto, vemos em nossa cidade todos os dias, quantos de nós preferimos fazer o mal, mentir, enganar,trair,tirar proveito dos menos favorecidos. Deixando-nos dominar pela natureza pecaminosa, sufocando a nossa alma e nosso espírito, e ficando cada vez mais longe do Autor da criação.

Mas Deus não seria Deus, se deixasse a humanidade jogada e à mercê de seus pecados. Não foi para isto que Ele nos criou, mas sim, para que com Ele tivéssemos vida eterna.

Deus, em sua uniciencia, nos dá uma porta de escape.

A bíblia nos diz, que o salário do pecado é a morte, não a morte apenas física, é uma morte eterna, espiritual, sem a companhia de Deus, em um lugar de tormento e dor onde a alma não morre e a dor é constante. Eu lhe pergunto, foi para isto que você nasceu???

Foi para isto que o próprio Deus soprou em suas narinas o fôlego de vida???

Podemos afirmar com toda certeza que não!

Veja o que Jesus diz em João no cap. 10 e verso 10:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

Então temos uma verdade inquestionável, não é apenas Deus que se enteressa por nossa vida.

Tanta gente sofre por não aceitar a verdade, com mêdo de ser feliz ou se descepcionárem com a verdade.

Por este motivo cada vez mais há pessoas afundando em seus próprios conceitos.

Influenciados pelos seus próprios desejos desenfreados e por aquele que quer destruir o ápice da criação, estou falando do inimigo de nossas almas. Ele é este ladrão que quer por inveja de não poder ser igual a Deus, quer destruir as obras do Pai.

Mas o homem, tentando fugir de sua própria alma, busca a paz em várias coisas que, lhes parece conseder uma alegria tal, sendo possível esquecer-se de seus problemas e conflitos internos por um instante. Porém quando esta falsa alegria perde seu efeito,quando a manhã raia por sua janela, seu estado é ainda mais deplorável que o primeiro, seus problemas e dilemas estão tão fortes que, mesmo em meio a multidão, parece que se está tão só levando-o ao desespero.

E o homem por sua natureza pecaminosa, ouve a voz do diabo e comete os maiores absurdos levando-o ao suicídio.

Seja sincero consigo mesmo, responda-se quantas veses você já se sentiu só? Qnatas veses enfrentou problemas que se parecem insolúveis?

Por isto Ele veio, para que tivéssemos a resposta dos nossos conflitos, para responder ao grito incessante de nossa alma buscando por alento e refrigério. Para isto Ele veio para que mais uma vez pudéssemos nos reconciliar com Deus para que não morramos em nossas próprias iniquidades.

Por nós mesmos não poderiamos nos reconciliar com Deus. Era preciso se pagar um preço pela nossa libertação, é necessário pagar pelos nossos pecados e por nossa infidelidade para com o Todo-Poderoso. E, por este motivo, Jesus Cristo Deus, veio a este mundo para pagar pelos meus e pelos seus pecados. Como Deus é Santo, era preciso um sacrifício puro. Jesus veio se fez carne, padeceu, sofreu, e foi levado até o calvário, pendurado em uma cruz.

Naquele momento, Ele levou sobre si todas as nossas dores, conflitos internos, desprezos, misérias, tirou de cima de nossos ombros todas as nossas culpas, para mais uma vez nos unir com Deus e assim obtermos a vida eterna novamente.Cristo, naquele momento quis dizer para mim e para você, que não precisamos mais buscar alegrias em coisas passageiras, mas que a sua alegria e sua paz seriam constantes e real em nossa vidas.

Isto quer dizer que nunca mais sofreremos, mas sim, dizendo que esta paz que Cristo dá, estará em ti mesmo nestes momentos. Estou dizendo que ainda estando em um quarto fechado sem ninguém para conversar, Ele estará lá ao seu lado ouvindo a sua voz te consolando e te dando forças para caminhar todos os dias até chegarmos nos céus.

A cruz foi o sacrifício, ali foi pago o resgate por nossas vidas, ali quando Jesus diz “Pai está consumado”, Ele quer dizer que quando você erguer as suas mãos aos céus, reconhecendo seus pecados e suas falhas mais íntimasdeclarando-o como seu Salvador você será justificado por Ele, sua vida vai será restaurada, seus sentimentos serão refeitos, porque sua comuhão com Deus foi reestabelecida por Cristo na Cruz.

Quando continuamos a ler este texto nos deparemos com a bíblia dizer que o véu do templo se rasgou de alto a baixo. A cortina que nos separava de chegarmos perto do Criador foi rasgada, e em Cristo agora temos de volta o nosso relacionamento com Deus, e por fim a vida eterna.

A oportunidade está em suas maõs. Deus não vai lhe forçar a reconhecer a Cristo como seu Salvador. Esta escolha é sua e não há niguém que possa interferir nela.

Porém, quando Jesus Cristo voltar para levar aos céus aqueles que Ele mesmo comprou para si com seu sangue inocente, não haverá uma outra chance.

Deus não vai interferir no seu direito de escolha mas lembre-seo que a bíblia diz em Romanos cap. 3 verso 23:

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”

Itamar Lopes

0 comentários: