Dicas para se fazer um bom currículum parte “a”

 

entrevista-de-emprego-no-ykea A Graça e apaz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja sobre os amados leitores e seguidores de nosso blog.

Mais um ano que se inicia e, com muitas esperanças para se começar em um emprego novo, portanto, aqui vão dicas que achei bastante úteis para que se faça um bom currículum.

Seja organizado e no próximo post colocaremos também um link de um currículum limpo.

Falta de informações para contato
É inacreditável, mas muitas pessoas esquecem de colocar os dados para contato no currículo. Resultado: muitos currículos selecionados na triagem são descartados por ser impossível encontrar o candidato. As informações para contato: telefone fixo, telefone celular e e-mail, devem estar no topo do currículo, ao lado do nome, endereço e estado civil.

Informações desnecessárias
Não é necessário informar onde você cursou a pré-escola. Tampouco dizer qual o seu MSN, Twitter e afins. Também é desnecessário informar a conta bancária, carteira de identidade, título de eleitor.

Apelar para dramas pessoais
Concentre-se nas qualificações profissionais. Nada de querer comover com dramas pessoais. Frases do tipo: Tenho 5 filhos, preciso desse emprego, não o levarão a lugar nenhum.

Colocar foto
Mesmo que você seja mais linda do que a Angelina Jolie ou mais bonito que o Brad Pitt, não coloque fotos em currículos, a não ser que seja solicitado .

Português abaixo do aceitável
A linguagem usada na criação de um currículo pode ser informal, mas precisa ser correta. Use um corretor ortográfico, revise, peça a um ou dois amigos que leiam, valorize nosso idioma.

Erro na escolha das fontes
Usar fontes microscópicas ou extravagantes está fora de questão. Fontes coloridas, nem pensar, use somente a cor preta. A fonte Times New Roman também dever ser evitada, por não destacar o currículo dos demais. Escolha uma fonte clara, sóbria e com boa legibilidade. Boas sugestões são: Arial, Geórgia e Verdana. Use os tamanhos 10 ou 11.

Desleixo na impressão
Cuidado ao imprimir seu currículo. Imprima em papel A4, branco e de boa gramatura (90g/m2 por exemplo). Papel colorido, nunca. Não imprima frente e verso, não imprima em formato paisagem, não faça correções com a caneta e nunca, nunca utilize fotocópias.

Decoração excessiva
Evite decorar o currículo. Nada de desenhos, nada de gravuras. Evite usar bordas e molduras. Não desperdice o seu tempo ( e o do selecionador ) com capas ou envelopes. Não use papel com formatos excêntricos.

Revelar a pretensão salarial
Acredite, pode ser um obstáculo para que você seja chamado à uma entrevista. Evite também informar os salários anteriores ao descrever suas qualificações profissionais.

Itamar Lopes

0 comentários: