Ananias e Safira

AnaniasSafira

INTRODUÇÃO

Este relato, vem nos trazer lições muito importantes sobre a disciplina aplicada àqueles que fazem parte do corpo de Cristo.

O relato do cap. 5 de Atos nos trás uma advertência e grande confiança em Deus por saber que Ele é onisciente e não há como enganá-lo.

A disciplina é necessária para o crescimento da igreja, do crente e, do reino de Deus.

Mergulharemos neste momento na palavra de nosso Deus e, se nestes momentos que se seguem, sentir-se sendo corrigido pelo Senhor, saiba que o está acontecendo para que não sejamos condenados com o mundo. 1Co 11.32

1 A DISCIPLINA E SUA NECESSIDADE

1DEFININDO A DISCIPLINA

O que é disciplina?

Segundo o dicionário Aurélio:

a)Ensino, instrução, educação;

b)Observância de preceitos ou normas;

c)Regime de ordem imposta ou livremente consentimento;

d)Correção.

Podemos observar que a disciplina cristã, se encaixa perfeitamente nas definições encontradas: Ensino, instrução, educação, Observância de preceitos ou normas e correção.

A disciplina cristã, é a prática espiritual, devocional e social que a igreja através das doutrinas bíblicas e o seu estatuto interno observa.

Ainda, também como o exemplo em questão, para correção terapêutica.

Não servindo esta para vergonha do disciplinado, mas, para edificar a fé do fraco e daquele que vacilou na caminhada. Hb 12.11 ePv 13.13; 15.10

A disciplina, tem por objetivo, mostrar-nos que todos os nossos atos tem uma consequência. Gl 6.7

A disciplina no antigo testamento

A disciplina no antigo testamento está patente aos nossos olhos desde a queda do homem.

Tomaremos por exemplo o povo de Israel, que quando libertado pela mão do Senhor através de Moisés, começou a murmurar em sua jornada, e por este motivo, passaram 40 anos em disciplina no deserto. Hb 8.9; Jd 1.5

Por este motivo, a bíblia nos ensina a corrigir os filhos, mesmo que em

Pois a correção,(disciplina), ajuda na formação do caráter. Pv13.24;22.15;23.13-14;29.15;

A disciplina no novo testamento

Embora vivamos a dispensação da graça, a disciplina e a correção não são retidas aos filhos de Deus. Hb.12.6

2 A oferta de Ananias e Safira

Que Ananias e Safira eram unidos, não podemos negar. Porém unir-se contra o Senhor foi o maior erro que eles cometerem.

Consentiram que dariam uma oferta para a igreja, imitando assim a Barnabé que desprendeu-se de todos os seus bens para servir ao Senhor.

No tocante a ofertas, é mãos importante para Deus o coração e a atitude do ofertante do que a própria oferta em si. Mt 5.23-24.

Uma ferta como a de Caim

A exemplo disto temos Caim e Abel. Este, deu o que lhe tinha de melhor pois entendia que além entender que o Senhor merece o melhor, é Ele também soberano para lhe sustentar em tudo. Atitude diferente de Caim seu irmão que entregava para o Senhor a sua oferta por obrigação e não por gratidão.

Ananias e Safira, embora sendo batizados e tinham aparência de piedade, negaram a eficácia dela. 2 Tm3.5.

O pecado deles constituiu na ambição de serem considerados grandes apóstolos quando na verdade não eram. Tinham em mente a fama mundana ao invés da glória em Cristo que nos é destinada.

O pecado deles foi de cobiçar as riquezas do mundo e não confiarem em Deus e sua providência. O coração estava dividido, por isto, foram culpados. Os10.2. Coxearem entre dois pensamentos, 1 Rs 18.21.

Se tivessem sido legítimos mundanos, não teriam vendido a propriedade. Se tivessem sido legítimos cristãos, não teriam retido parte do preço.

Eles tiveram seu corações cheios por Satanás que lhes sugeriu o pecado e os instigou a cometê-lo dando vazão à voz do inimigo. Semelhante ao que aconteceu com Saul 1 Sm 16.14

É triste ver que as relações que deveriam incentivar as pessoas para o que é bom fortalecem para o que é mau. Eles tomaram juntos a decisão de pecar transformando o laço do casamento ( o qual pela instituição divina é um laço sagrado),em laço de iniquidade. É difícil dizer qual é o pior entre cônjuges e outras relações—o desacordo no bem ou o cardo no mal.

Ofertas e dízimos devem ser dados de coração Ex 35.5, caindo por terra o que algumas igrejas pregam dizendo que somente seremos abençoados caso dermos tudo que temos para o Senhor ou então Ele no matará.

3 O EXTREMO DA DISCIPLINA

A bíblia menciona que o único pecado imperdoável é a ofensa ao Espírito Santo. Ananias e Safira sabiam disto pois eram crentes assíduos da igreja primitiva. Mt 12.32

E aqui temos uma verdade irrefutável: Os que fingem ter a inspiração do Espírito, enganando a igreja com suas próprias fantasias, seja de opinião ou de prática, que afirmam que são movidos pelos céus quando na verdade agem por orgulho, cobiça ou simulação de poder, desmentem o Espírito Santo! 1 Co 12.8-11

Neste fato ocorrido na igreja primitiva, podemos observar que:

1 Se o Espírito Santo não revela à Pedro o pecado do casal, estaria entrando na igreja naquele momento a hipocrisia e a dissimulação, não tento o Espírito Santo o controle total da igreja e, os apóstolos não estariam verdadeiramente na direção de Deus.

2 Se não o é revelado, o inimigo de nossas almas teria consegui o seu objetivo de enganar até mesmo os escolhidos. Mt 24.24; 1 Co 11.14

3 Se não é revelado, a igreja de Cristo estaria à mercê de todo engano e não estaria firmado na verdade do evangelho.

A sentença final para eles foi muito severa, assim como a sentença de Acã quando tomando objetos para si quando não o deveria trouxe grande maldição para si e toda o Israel. Js 7.21;25

CONCLUSÃO

Deus corrige aos que ama para que não sejam condenados com o mundo.

Não podemos deixar sermos levados pela glória mundana, emoções passageiras, para que a alegria não se transforme em tristeza. Aquele que aceita o sacrifício de Cristo pelo pecado, imediatamente olha para a vida com esperança e segurança. Pv 15.5

“O Que fazemos na vida, ecoa na eternidade”(desconhecido)

( Comentários bíblicos: de Matthew Henry, Beacon, Lições bíblicas CPAD, Bíblias: NVI, Apologética, bíblia digital. Adaptação D.C. Itamar Lopes)

2 comentários:

Alex Santos disse...

A paz do Senhor irmãos.
Eu não acredito que Ananias e sua esposa foram disciplinados, acredito que a disciplina serve para corrigir o erro e não exterminar quem o comete. Penso que eles foram sentenciado.Deus sabe por quer.

Itamar Lopes disse...

A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Alex;
No início deste tema, definimos disciplina como ensino, eduação, instrução. A disciplina também é correção sim eles foramsentenciados pelo seu erro porém foi corrigido um erro que estava na igreja e a igreja do Senhor foi ensinada, instruída com este faro amém?
Itamar Lopes