O SUCESSO DA DEPENDÊNCIA

TEXTO: 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

INTRODUÇÃO

Davi foi sem dúvida foi o maior rei que já reinou em Israel. Foi através dele que Deus libertou o seu povo das mãos dos filisteus.

Davi teve comunhão tão grande com o Pai celestial que foi chamado de “o homem segundo o coração de Deus.”

Este mesmo Davi que tomou a mulher de um simples homem, mandando-o morrer em seu nome na guerra.

Este mesmo homem que podia ter acabado com a vida de Saul mas preferiu não o fazer.Este mesmo homem que amava tanto o seu amigo Jônatas que um dia resolveu restituir os bens do filho de seu amigo.Este mesmo Davi que escreveu belos salmos alguns em agonia profunda, outros em grande alegria e, é em um destes salmos que iremos meditar.

Espero que possamos juntos alcançar as riquezas que estas palavras trazem, tendo assim o refrigério que nossa alma tanto necessita.

Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração

Vimos o salmista clamar ao Deus eterno para o sondar. Mas, o que ele quer dizer com isto?

Davi pede ao Senhor para o esquadrinhar, , para analisá-lo de ponta a ponta porque ele sabia que Deus conhecia o seu coração. Ele está se abrindo ao Deus eterno para que o veja realmente como ele é, sem máscaras.

Quantos de nós usamos máscaras fugindo de reações, pessoas e do mundo que nos rodeiam?

Prova-me, e conhece os meus pensamentos

Agora, o salmista pede ao Senhor para o provar (fazer um teste) , colocar seus sentimentos, suas ações, suas palavras a prova, para que ele pudesse com pensamentos puros, vestes limpas e perfumadas e assim chegar perante o Senhor para adorá-lo.

E vê se há em mim algum caminho mau,

Agora o rei Davi sabendo que não é perfeito como Aquele que o criou, pede para olhar os seus caminhos e veja os que são maus.

Ele está dizendo “Senhor eu não sou perfeito e sei que tenho errado, me mostre onde tenho errado mostre-me as minhas falhas

Pois não sou perfeito.

Ele reconheceu os seus erros.

E guia-me pelo caminho eterno.

Agora o rei Davi, o homem segundo o coração de Deus, pede ao Senhor para corrigir as suas falhas, para apaziguar o seu coração,

Para purificar os seus pensamentos, endireitar os seus caminhos.Assim podendo ele ser guiado pelos caminhos eternos de Deus.

É o mesmo que dizer:

“Senhor, a tua vontade é a minha eu pisarei onde o Senhor pisar, falarei somente o que o Senhor quiser, Porque eu sei que sou total mente dependente de Ti.”

Conclusão

Será que temos coragem de fazer como o Davi? Ele só teve êxito em seus projetos por causa da dependência que tinha de Deus.

Neste momento vamos nos entregar ao Senhor para que Ele possa nos sondar,provar, ver os nosso caminhos e nos guiar por caminhos eternos...

0 comentários: