O Grande teste da prosperidade... Parte 1

clip_image002.jpg

A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que deu a vida por nós outros para que, com Ele pudéssemos reinar, seja sobre ti e tua casa.


Muito me alegra o coração colocar mais esta mensagem em nosso blog espero que esta possa enriquecer ainda mais a sua vida na presença do Deus Vivo.

Vamos falar neste dia sobre o teste da prosperidade, tomaremos por base o texto de Dt. 8:11-19

"11 Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;

12 Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as,

13 E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens,

14 Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;

15 Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira;

16 Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem;

17 E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.

18 Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.

19 Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do SENHOR teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis."

Tá, eu sei, velho testamento, tempo da lei povo de Israel e etc. Porém a bíblia é composta por 66 livros e toda ela é aplicável na vida do ser humano, se os eletro-eletrônicos têm os seus manuais, a bíblia é o manual da maior peça da criação de Deus, o homem.

Por este motivo avalizaremos o texto em questão e veremos como este texto faz diferença em nossa vida.

Sem dúvida nenhuma, Israel era e é o povo escolhido por Deus, desde a promessa feita em Abraão,(Gn12:1-3), até a sua restauração final,(Ap cap.21)

Pois não há na terra povo mais próspero que Israel. E este é somente um detalhe, além mais toda bíblia está repleta de profecias que Israel será restaurado.

Então vejamos Deus tira o povo do Egito da condição de escravo e o coloca sobre cabeça de todas as nações, porém, com algumas condições que vemos nos versos 11 e 18, e toda vez que eles desobedeceram vieram outras nações sobre eles e os subjugaram como escravos por permissão de Deus.

Antes, vamos falar da falsa prosperidade e, gostaria de colocar como exemplo o jovem rico que se encontra a com Jesus no cap 19 verso 16 de Mateus e lhe pergunta o que deveria fazer para herdar a vida eterna, depois de vários conselhos que o jovem já praticara Jesus então vai de encontro com a sua falsa segurança, e lhe diz para vender tudo que tinha, dar aos pobres e segui-lo. Qual foi a atitude do jovem? Desfaleceu-se seu coração virou-se e deixou de fazer aquilo que qualquer cristão daria, para se ter vivido na época de Jesus na terra para segui-lo e aprender diretamente com o Mestre em carne e osso. Porém a confiança no dinheiro era tanta que em nenhum texto se ouviu falar daquele jovem...

E hoje assim tem muitos confiando na força do seu dinheiro, tentando e comprando poder e glória.

Lembro-me de um homem que aceitou a Jesus depois de ter sido traído pela esposa, perdido o emprego e ser zombado por todos aqueles que se diziam seus amigos. O tempo passou, Deus lhe deu um emprego melhor, um outro carro, mais respeito e honra entre os amigos, sem contar com a graça bendita e a paz somente Cristo pode nos dar. Um belo dia, belo não tenebroso dia, aquela loira estonteante reaparece em sua vida e o mesmo simplesmente cospe na Cruz, rejeita ao Senhor desde então, vive sem Deus...

Já nos advertiu o salmista Davi, "Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor." Sl 20:07

E é isto que este texto nos mostra, Deus não nos tirou da escravidão do Egito, mas nos tirou da escravidão do pecado, não andamos 40 anos no deserto como a Israel, mas andamos errantes neste mundo buscando alguém que tirasse o vazio de nossa alma e a miséria que vivia nossa alma, não passamos sede no deserto como a eles, porém dentro de cada um de nós havia uma sede que somente o Senhor Jesus pôde saciar. Não comemos o maná que desceu do céu, mas quando a nossa alma gritou por pão Ele foi e é o nosso pão da vida.

Ô meu querido irmão, não deixe ser levado pela falsa prosperidade que o mundo e alguns "profetas de nosso século estão pregando".

Nem em toda nossa ciência e sabedoria finita, ainda que conhecêssemos todos os mistérios da terra, que soubéssemos quantos grãos de areia há nas parais de Grumari ou toda a extensão do universo, não poderia acrescentar um segundo se quer em nossas vidas.

Quanto você pagou para vir ao mundo? Sabe como foram formados os seus ossos e como o fôlego de vida foi soprado em suas narinas para que vivesse? Quanto paga pelo ar que respira?(um tanto poluído pela ação do homem) mas mesmo assim ele é dado gratuitamente por Deus a toda criatura na face da terra.

Antes, façamos igual ao Salmista Davi sempre perguntando-nos a nós mesmos. Que darei eu ao Senhor por todos, ele disse todos, os benefícios que me tem feito? Grifos meus.

Gostaria de terminar com o seguinte pensamento.

Devemos ser grandes o suficiente para administrar tudo o que Deus nos deu e pequenos o suficiente para reconhecermos que somos apenas meros homens e se, sendo crentes ou não tudo o que temos foi feito por Ele e para Ele.Cl1:16. Todavia falaremos sobre este assunto no próximo post onde abordaremos o mau uso daquilo que Deus nos tem dado.

Amém.

0 comentários: